segunda-feira, 17 de agosto de 2015

COMO ADORAR A DEUS?


Infelizmente muito pouco debatido!
 
Muitos de nós que vislumbra uma proximidade com Deus tem em mente que a maneira de se conseguir realizar esse feito é por meio da fé, que consiste na crença de acreditarmos em algo que não vemos. Mas será que realmente não enxergamos o poder do Senhor sobre nós ou nos limitamos a ver? De fato visualizar Deus não necessita dotar literalmente da visão, mas requer além da fé uma vida de adoração.

(João 4:24)  afirma que “Deus é espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e verdade”, conceitua basicamente a maneira como o Pai requer de nós, a adoração sincera, próxima e íntima com Ele. De fato tudo que a palavra de Deus nos ensina por meio dos exemplos das pessoas usadas por Ele estão interligadas entre si, requerendo de nós um aprendizado conceitual sobre cada área por conta dessa interligação.

O exemplo nesse caso se dá por estarmos explanando a maneira como se achegar a Deus, e para isso primeiro temos que ter fé, pois nossa visão é limitada para conseguirmos enxergar o divino, e para alimentarmos nossa fé necessitamos viver em adoração com o Pai, tema evidenciando nesse estudo. Mas como podemos viver em adoração? Infelizmente a religiosidade têm adentrado as nossas igrejas e mudado conceitos básicos sobre a palavra de Deus que faz toda a diferença quando buscamos uma vida de proximidade com o Pai.

Muitas pessoas passam a acreditar que ter uma vida de adoração consiste em orar por longos períodos no seu quarto, ir à igreja em todos os cultos e trabalhar incansavelmente na obra ou evangelizar e se limitam a isso. Essa é a parte simples da adoração. Tal comportamento pode ser comparado a uma romaria por exemplo. Como seria legal se pedíssemos algo e em troca caminharia umas centenas de quilômetros ou entrasse de joelhos numa igreja… Particularmente pediria tudo de bom pra mim e me prepararia para o pagamento, e assim seria algo bem simples. Irmãos, acordem!!! Abra os olhos espirituais para o mundo ao redor e vejam o puro sincretismo que as igrejas estão vivendo!

A verdadeira vida de adoração ao Senhor consiste em estar em comunhão com Ele a todo o momento, é conversar com Deus como se estivesse falando com alguém do seu lado, como se tudo que fosse fazer você estivesse com uma companhia ao lado. Claro que devemos reservar um momento a sós, orar sem chamar a atenção de ninguém, sem a necessidade de gritar porque Deus não é surdo.

É dedicar um tempo para a leitura das escrituras pois dessa forma você vai aprender cada vez mais sobre as experiências que os homens tiveram em Deus; é amar o próximo como a si mesmo, vivenciando isso de maneira a ajudar quem precisa, compartilhar seu aprendizado em Cristo com quem não conhece, perdoar àquele que sempre te fez o mal; é praticar o verdadeiro evangelho das escrituras; é aquebrantar seu coração para que o Senhor faça morada e deixa-lo propício para que doe amor ao próximo; é ser verdadeiro a todo o momento com Deus, pois Ele sabe quando não somos; é falar com Deus sobre suas dificuldades e limitações, pedindo ajuda para que haja melhoria; é dando exemplo de vida para o próximo, transferindo confiança, transbordando esperança e resplandecendo luz; é louvando com músicas, prestando um bom trabalho para seu patrão e sendo a diferença em seu ambiente; é não falar da vida do próximo, colocando um ponto final quando uma fofoca chegar aos seus ouvidos.

Enfim, essa é a adoração que o Senhor quer que dedicamos à Ele, pois fomos feitos para adorar exaltar o seu santo nome. E o mais importante de tudo, é que toda essa adoração possa ser praticada de maneira espontânea, sem sacrifícios, com alegria. Para isso devemos basicamente orar pedindo a Deus que nos proporcione com que possamos viver em adoração, e depois de um tempo verá que quando fizer algo que contradiz com os princípios da adoração o próprio espírito santo despertará em você uma atenção sobre o momento em que estará se equivocando. Para isso necessitamos estar buscando a todo o momento nos achegarmos a Deus.

Se atente em adorar, buscar o conhecimento pleno que por consequência de sua atitude Deus te honrará naquilo que sempre almejou. Somos humanos, dotados de pecado e incredulidade, porém a misericórdia e a grandiosidade do amor de Deus nos perdoará e verá a verdadeira intensão de nossos corações diante da atitude de mudança e busca.

"Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos" Salmo 139:3

Viva Uma Vida De Adoração.
    
Jaime Rotandano. Estudo Como viver uma vida de adoração <Matéria> Acesso em 17 de Agosto de 2015


Opinião de um amigo; com a qual me simpatizo: Simplificando:

Adorar é reconhecer a nossa insignificância, pequinês e mediocridade em relação ao todo poderoso Deus criador de tudo.


Louvor e Adoração


Louvor e adoração são duas coisas distintas, e objeto de uma confusão tremenda no meio evangélico. Como sempre coloco, há uma ignorância muito grande acerca de Deus na Igreja. Os participantes de nossas igrejas (inclusive muitos Obreiros e cooperadores) têm pouco conhecimento acerca do Deus a quem dizem servir (não que eu tenha muito). Daí porque há um grande número de Obreiros consagrados que acabam por abandonar a Obra ou a Casa do Senhor.

       O Louvor foi elevado a condição de MINISTÉRIO, juntamente com a Adoração. O(a) amado(a) leitor(a) já ouviu falar do Ministério de Louvor e Adoração? É tratado como se fosse uma coisa autônoma e independente dentro da Igreja. Isto não corresponde, a meu ver, à melhor interpretação das Sagradas Escrituras.

       Comecemos pelo CONCEITO de louvor. O que é LOUVOR? Normalmente o louvor é associado a cânticos, músicas, melodias. Assim, é comum que os "Ministros de Louvor" sejam os músicos, os cantores, os instrumentistas. Estes, normalmente, acreditam que o louvor (isto é, a parte musical) é a parte mais importante do culto, e reclamam do pouco tempo e importância que a ele se dá. Mais: acreditam que o louvor seria o mais importante pilar de uma igreja.


       "O louvor, o sacrifício de louvor, de acordo com a própria Bíblia, é o fruto dos lábios que confessam o nome de Jesus" (hebreus 13:15).


       A música sempre teve um papel importantíssimo na cultura humana. E, reconheça-se, ela tem o poder de mudar o estado de espírito de uma pessoa. Isto é, uma pessoa triste pode ficar alegre cantando. E esta tem sido, infelizmente, a forma como o louvor tem sido encarado e praticado em nossas igrejas. Não que isso seja uma coisa ruim. Em absoluto. Mas esta não é a finalidade bíblica e espiritual do louvor, enquanto música e canto.

   "está aflito alguém entre vós? Ore. Está alguém contente? Cante louvores."  Tiago 5.13


       Isto é, o louvor é produto, é resultado, é conseqüência. E não fundamento, origem, pilar, base, esteio.
       Lendo-se o livro de Salmos, vemos que os louvores têm sempre um FUNDAMENTO, umaCAUSA. Tipo:

    "Rendei graças ao Senhor PORQUE Ele é bom"  Salmo 136:1


         ou o cântico de Moisés e o povo em (Êxodo 15) (recomendaria que lesse).
         Não sei, como sempre, se estou conseguindo ser claro o suficiente....
       O louvor precisa vir do interior, da alma do cristão. Quando as pessoas começam a cantar hinos e cânticos de louvor que foram gravados por outrem, que viveu experiências fortes e marcantes com o Senhor, mas sem que isso venha do interior, da alma, está se utilizando da música, da melodia, da expressão cantada da mesma forma como os ímpios se utilizam da música nos bares, nas boates, nas festas e nas casas de dança. Em outras palavras: quando as pessoas tristes, magoadas, angustiadas vão às igrejas, e se alegram com os cânticos, e se deixam conduzir pelas emoções produzidas pelos louvores, SEM antes consertar o altar (I Reis 18:30), o louvor cantado estará tendo a mesma serventia da música nos bares para quem estava triste. Seu efeito é passageiro, transitório. 

O louvor tem que fluir de dentro para fora, e não o contrário.

       Repita-se: o louvor é fruto, é produto, é conseqüência do que o Senhor Deus fez (e faz) por nós. E não o fundamento de uma vida cristã.

       O Senhor tem feito maravilhas na vida do(a) amado(a) leitor(a)? Então cante louvores. Se não tem, então, primeiro, conserte o altar (Atos 15:16). E então o seu louvor será puro e verdadeiro (Isaías 30).


Parte 2



A palavra "adorar" tem diferentes significados e sentidos, de acordo com o contexto em que são colocadas. Tipo: "adoro peixe defumado"; "Rodolfo Valentino foi um ídolo adorado"; ou


    "Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal; sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia." (Apocalipse 19:10).


 Vamos tentar falar sobre adoração, no sentido bíblico, e não no sentido coloquial ou gramatical da palavra.

Adoração, conforme já colocado, não se confunde com louvor. São duas coisas distintas, muito embora essa distinção não seja do conhecimento da maioria dos participantes da igreja. Enquanto que o louvor é:


    "fruto de lábios que confessam o nome de Jesus" Hebreus 13:15


 A adoração não precisa de motivos.
Vou ver se consigo ser mais compreensível. Não existe amor à primeira vista. Existe paixão à primeira vista. Precisamos aprender a amar as pessoas. Elas precisam cativar nosso amor. Nós precisamos cativar seu amor. Mas há certas pessoas que não precisam fazer nada para que as amemos. Nós as amamos simplesmente pelo que elas são: nossos filhos. Nossos filhos não fizeram nada para que os amássemos. E nós os amamos pelo simples fato de serem nossos filhos. Quem tem filhos e os ama entende o que quero dizer.

Por que amamos nossos filhos desde antes de nascerem? Não sei. Não há explicação. Ao contrario das demais pessoas que precisam cativar nosso amor, o amor pelos filhos nasce com eles. Aliás, já existe antes mesmo que nasçam (mas nós temos que cativar o amor de nossos filhos).

Assim também deve ser a adoração. Não precisa de motivos, de fundamentos. Deus não precisa fazer nada para que O adoremos. Senão não é adoração. É louvor.

Para que um cristão comece a ADORAR a Deus, precisa ter comunhão, conhecimento, contato, ligação com Deus. Se assim não for, estaremos na mesma adoração dos habitantes de Atenas (Atos 17).

Adorar a Deus é reconhecer e confessar a sua glória, o seu poder, a sua majestade, a sua magnifência, não importando o que Ele faça ou deixe de fazer. A adoração é pelo que Deus é.

Na adoração, nos humilhamos diante de Deus, reconhecemos e exaltamos a glória, majestade e poder. Às vezes mesmo sem palavras.

Na adoração nada se pede, nada se reivindica, nada se agradece. Apenas se exalta, se glorifica ao Senhor nosso Deus. Apenas... se adora, e se alegra pela simples presença de Deus.

    "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos." Hab.3:17-19
Takayoshi Katagiri. Louvor e Adoração <Matéria> Acesso em 17 de Agosto de 2015




Versículos Bíblicos
Sobre Como adorar a Deus


"Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.Êxodo 34:14

"Atribuam ao Senhor a glória que o seu nome merece; adorem o Senhor no esplendor do seu santuário.Salmos 29:2

"Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador;Salmos 95:6

"Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: 'Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto'".Mateus 4:10

"Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Tu, cuja glória é cantada nos céus.Salmos 8:1

"Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés. Ele é santo!Salmos 99:5

"Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".João 4:21-24

"Mas procurarão o local que o Senhor, o seu Deus, escolher dentre todas as tribos para ali pôr o seu Nome e sua habitação. Para lá vocês deverão ir e levar holocaustos e sacrifícios, dízimos e dádivas especiais, o que em voto tiverem prometido, as suas ofertas voluntárias e a primeira cria de todos os rebanhos. Ali, na presença do Senhor, o seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o Senhor, o seu Deus, os terá abençoado.Deuteronômio 12:5-7

"Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.Filipenses 2:9-11

"Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.Tiago 4:8

"e eles cantavam um cântico novo: "Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto e com teu sangue compraste para Deus gente de toda tribo, língua, povo e nação.Apocalipse 5:9

""Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas".Apocalipse 4:11

"Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés. Quan­do o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da ten­da, todos prestavam adoração em pé, cada qual na entrada de sua própria tenda.Êxodo 33:9-10

"Entrem por suas portas com ações de graças e em seus átrios com louvor; deem-lhe graças e bendigam o seu nome.Salmos 100:4

"Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.Romanos 12:1-2

"Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.Gálatas 2:20

"Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.Hebreus 5:7

"Então Miriã, a profeti­sa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando. E Miriã lhes respondia, cantando: "Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro".Êxodo 15:20-21

"Mas eu cantarei louvores à tua força; de manhã louvarei a tua fidelidade, pois tu és o meu alto refúgio, abrigo seguro nos tempos difíceis.Salmos 59:16

"O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão. Enquanto eu viver te bendirei, e em teu nome levantarei as minhas mãos.Salmos 63:3-4

"Toda a terra te adora e canta louvores a ti, canta louvores ao teu nome".Salmos 66:4

4 comentários:

  1. Muito esclarecedor essa palavra Deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Excelente palavra Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria Deus abençoe

    ResponderExcluir
  4. Muito importante este ensinamento, ha muitos frequentadores da casa Deus ,que ainda não sabem como adorar a Deus. Quando falo isso tiro base por mim mesmo, nascido em berço cristão igreja evangélica e renovada, no entanto, la não aprendi como adorar a Deus, aprendi depois de velho com a graça e a misericórdia de Deus.

    ResponderExcluir